22.08.2019
Livro "São Paulo nas mudanças climáticas: cenários ambientais para a resiliência urbana" tem capítulo da arquiteta paisagista Evy Hannes

     No dia 20 de agosto, aconteceu na FAU USP o lançamento do livro "São Paulo nas mudanças climáticas: cenários ambientais para a resiliência urbana". O livro, organizado pela Prof. Maria de Assunção Ribeiro Franco, reúne os estudos de 12 pesquisadores acerca de métodos e conceitos relativos a infraestrutura verde e outras questões ambientais que poderiam reposicionar a cidade de São Paulo perante as mudanças climáticas, guiando seu crescimento em direção a resiliência urbana. Entre os autores estão José Guilherme Schutzer, Paulo Pellegrino, Mônica Machado Stuermer e outros.  

IMG_3884 site.jpg
IMG_3921 site.jpg
49.jpg

    No capítulo 3, Infraestrutura verde como ferramenta para a construção de comunidades ecológicas, Evy Hannes apresenta proposta de implantação de projeto de infraestrutura verde para a Vila Amélia, bairro localizado na zona norte de São Paulo e que fica em meio a vegetação do Parque Estadual Alberto Löfgren, o Horto Florestal. Através da leitura da fisiologia da paisagem cria um mapa de zoneamento ambiental que mostra as principais características e potencialidades de cada compartimento da paisagem, traçando em seguida, diretrizes de projeto que elevam a Vila Amélia a um patamar de ecovila ou bairro ecológico.

IMG_3900 site.jpg
IMG_3881 site.jpg
48 site.jpg

ISBN: 978-85-391-0954-8

Crédito das fotos: Rodrigo Miwa e Sarah Suassuna

24 site.jpg
38 site.jpg
26 site.jpg
30.04.2019
Arquiteta Evy Hannes é selecionada para participar do evento internacional:
Rethinking the Green City

     No mês de Abril de 2019 foi realizado em Brasília o Workshop Internacional Rethinking the Green City. Organizado pela Universidade de Brasília, UNB e pela Universidade de Manchester, com patrocínio do Newton Found, Confap e FapDF, reuniou 17 pesquisadores brasileiros e 17 do Reino Unido, para discutir as novas abordagens, ferramentas e técnicas de paisagismo e planejamento territorial baseadas na natureza.

     Durante os quatro dias de duração do evento, arquitetos, biólogos, sociólogos e engenheiros apresentaram suas pesquisas relacionadas ao tema "Cidade Verde" e se debruçaram sobre mapas e dados a fim de buscar soluções para os problemas de conservação natural e drenagem da cidade de Brasília.

     Na opinião da arquiteta e paisagista Evy Hannes foi  muito estimulante trabalhar com um grupo interdisciplinar tão interessado nas questões relativas a cidade contemporânea e seus desafios. "Foi uma oportunidade única de poder ouvir as opiniões e experiências de profissionais com diferentes backgrounds e de poder trabalhar com Ian Mell, pesquisador que tem diversas publicações relacionadas à infraestrutura verde e que eu sigo há alguns anos".

     Evy apresentou seu projeto de paisagismo e infraestrutura verde para o Bairro da Vila Amélia, na zona norte da cidade de São Paulo e as possibilidades de transformá-lo em comunidade ecológica. A pesquisa foi iniciada durante o desenvolvimento do mestrado na FAU USP e agora segue apoiada pelo escritório da arquiteta em conjunto com os representantes locais da comunidade.

Mais informações em https://rethinkingthegreencity.weebly.com/

Crédito das fotos: Bruno Castro, Evelyn Dias e Pedro Pantoja.

rethinking the green city brasília ian mell
rethinking the green city brasília ian mell palestra abertura
rethinking the green city brasília evy hannes charrete em grupo
rethinking the green city brasília evy hannes debate
rethinking the green city brasília demetrius ferreira evy
rethinking the green city brasília evy hannes charrete
rethinking the green city brasília ian mell francine sakata
rethinking the green city brasília vivência jardim botânico
rethinking the green city brasília vivência jardim botânico