22.08.2019
Livro "São Paulo nas mudanças climáticas: cenários ambientais para a resiliência urbana" tem capítulo da arquiteta paisagista Evy Hannes

     No dia 20 de agosto, aconteceu na FAU USP o lançamento do livro "São Paulo nas mudanças climáticas: cenários ambientais para a resiliência urbana". O livro, organizado pela Prof. Maria de Assunção Ribeiro Franco, reúne os estudos de 12 pesquisadores acerca de métodos e conceitos relativos a infraestrutura verde e outras questões ambientais que poderiam reposicionar a cidade de São Paulo perante as mudanças climáticas, guiando seu crescimento em direção a resiliência urbana. Entre os autores estão José Guilherme Schutzer, Paulo Pellegrino, Mônica Machado Stuermer e outros.  

    No capítulo 3, Infraestrutura verde como ferramenta para a construção de comunidades ecológicas, Evy Hannes apresenta proposta de implantação de projeto de infraestrutura verde para a Vila Amélia, bairro localizado na zona norte de São Paulo e que fica em meio a vegetação do Parque Estadual Alberto Löfgren, o Horto Florestal. Através da leitura da fisiologia da paisagem cria um mapa de zoneamento ambiental que mostra as principais características e potencialidades de cada compartimento da paisagem, traçando em seguida, diretrizes de projeto que elevam a Vila Amélia a um patamar de ecovila ou bairro ecológico.

ISBN: 978-85-391-0954-8

Crédito das fotos: Rodrigo Miwa e Sarah Suassuna

30.04.2019
Arquiteta Evy Hannes é selecionada para participar do evento internacional Rethinking the Green City

     No mês de Abril de 2019 foi realizado em Brasília o Workshop Internacional Rethinking the Green City. Organizado pela Universidade de Brasília, UNB e pela Universidade de Manchester, com patrocínio do Newton Found, Confap e FapDF, reuniou 17 pesquisadores brasileiros e 17 do Reino Unido, para discutir as novas abordagens, ferramentas e técnicas de paisagismo e planejamento territorial baseadas na natureza.

     Durante os quatro dias de duração do evento, arquitetos, biólogos, sociólogos e engenheiros apresentaram suas pesquisas relacionadas ao tema "Cidade Verde" e se debruçaram sobre mapas e dados a fim de buscar soluções para os problemas de conservação natural e drenagem da cidade de Brasília.

     Na opinião da arquiteta e paisagista Evy Hannes foi  muito estimulante trabalhar com um grupo interdisciplinar tão interessado nas questões relativas a cidade contemporânea e seus desafios. "Foi uma oportunidade única de poder ouvir as opiniões e experiências de profissionais com diferentes backgrounds e de poder trabalhar com Ian Mell, pesquisador que tem diversas publicações relacionadas à infraestrutura verde e que eu sigo há alguns anos".

     Evy apresentou seu projeto de paisagismo e infraestrutura verde para o Bairro da Vila Amélia, na zona norte da cidade de São Paulo e as possibilidades de transformá-lo em comunidade ecológica. A pesquisa foi iniciada durante o desenvolvimento do mestrado na FAU USP e agora segue apoiada pelo escritório da arquiteta em conjunto com os representantes locais da comunidade.

Mais informações em https://rethinkingthegreencity.weebly.com/

Crédito das fotos: Bruno Castro, Evelyn Dias e Pedro Pantoja.